Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
FESTAS, Isabel; MATOS, Armanda e SEIXAS, Ana. Escrita académica e plágio no ensino superior. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-19986. Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id19986.
O plágio pode ser visto como um problema de literacia, relacionado com dificuldades na escrita académica. O principal objetivo deste estudo foi construir e validar um questionário destinado a avaliar as percepções de estudantes universitários acerca das suas competências de consulta, citação, compreensão e escrita a partir de fontes. O estudo incluiu 202 estudantes. Foram feitas análises fatoriais através de análises de componentes principais, tendo-se encontrado: três fatores para a escala estratégias de compreensão (seleção, organização, integração); três para a escala estratégias de escrita (planificação, revisão e “penso-logo-escrevo”); três para a escala estratégias de escrita a partir de fontes (cópia, mosaico/paráfrase, sumário); dois para a escala estratégias de consulta (elementares, elaboradas). A escala conhecimento das normas de citação revelou uma boa fidelidade. O questionário desenvolvido é essencial para futuramente se estudarem as relações entre o plágio e as competências de literacia.
Palavras-chave : Plágio; Escrita académica; Literacia; Ensino superior.