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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
MAVUNGO, Fernando Abel e COUTINHO, Francisco Ângelo. O método de trabalho independente nos diálogos de coordenação de disciplinas: uma reflexão oportuna em contextos de ensino tradicionalista. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-20231. Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id20231.
O artigo reflete sobre a pertinência de se pensar o método de trabalho independente nas escolas secundárias em Cabinda, partindo desde a coordenação de disciplina, nos planejamentos de unidades didáticas. O mesmo emerge do estudo desenvolvido por Mavungo (2014) que abordou sobre as valências desse método e das dificuldades metodológicas que envolvem o cotidiano dos professores dessas paragens. Neste artigo argumenta-se que, os contextos educativos predominados por abordagens tradicionalistas, a concepção dos métodos ativos no seio das coordenações de disciplinas propícia os diálogos formativos que consubstanciam a troca de experiências entre os professores, permitindo a ressignificação das suas práticas docentes. Suas conclusões apontam que, fomentar a independência e a criatividade cognitiva dos alunos, através do uso de métodos ativos é um imperativo ético que ajusta a escola aos vários desafios sociais que são enfrentados pelos alunos.
Palavras-chave : Ensino tradicionalista; Diálogos de coordenação de disciplinas; Método de trabalho independente; Independência cognitiva.