Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
AURELIANO, Ana Cristina. Colóquios filosóficos como meio de melhoria na aprendizagem em Filosofia para os alunos do Ensino Médio. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-20387. Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id20387.
Este trabalho busca oferecer mediação pedagógica aos alunos do 9º ano de um colégio da rede particular, a fim de melhorar a apreensão do conceito em relação à política, tais como: conhecimento, ética e moral, nas primeiras séries do Ensino Médio na disciplina de filosofia. Para atender a este objetivo, foi elaborado como estratégia didática os Colóquios Filosóficos, por se tratar de um meio de desenvolver temas pré-definidos, com exposições, debates e busca de tomada de decisões. Foi realizado uma sondagem inicial para saber qual o conhecimento prévio dos alunos do 9º ano sobre política, numa perspectiva filosófica, o planejamento dos colóquios com os palestrantes convidados, a realização dos colóquios, o monitoramento e a avaliação final. Trazendo como resultados o interesse dos alunos para participar dos colóquios, discussões e questionamentos, dando resposta a capacidade de apreensão de conteúdos sistemáticos da grade curricular do Ensino Médio de forma prazerosa e eficaz.
Palavras-chave : Ensino de filosofia; Aprendizagem; Inovação educacional; Colóquios.