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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SILVA, Antônia Bruna da e SOUSA, Sandra Zákia. Motivações para a criação de avaliação educacional em larga escala por municípios brasileiros. Rev. Educ. Questão [online]. 2022, vol.60, n.64, e-29326. Epub 23-Fev-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64id29326.
A avaliação externa e em larga escala se intensifica como iniciativa de municipalidades do Brasil a partir de meados dos anos 2000, inserindo-se como uma medida pretensamente voltada à aferição e/ou ao desenvolvimento da qualidade do ensino. Este texto apresenta resultados de um estudo que teve por objetivo analisar motivações de municípios brasileiros para a criação de avaliações próprias com base em achados de pesquisas sobre avaliação em larga escala de nível municipal, concluídas no País entre 2004 e 2020. O estudo foi delineado na forma de uma metassíntese qualitativa. A base consultada para o levantamento bibliográfico foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Embora possuam motivações de variadas ordens, essas iniciativas no plano das municipalidades têm em comum a associação entre avaliação e qualidade da educação e guardam relação com os sistemas nacional e estaduais de avaliação da educação básica.
Palavras-chave : Avaliação em larga escala; Educação municipal; Avaliação educacional; Teses e dissertações.