Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
LEIRO, Augusto Cesar Rios; SANTOS, Adriana Pinheiro e REIS, Daniela Santana. Pesquisa contrastiva pela lente da dialética. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.69, e-32310. Epub 19-Dez-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69id32310.
A permanente produção (e profusão) científica no âmbito das ciências sociais e da educação, em meio ao contexto macrossocial de grandes incertezas e mudanças que o mundo vivencia, requer reflexões e debates contínuos acerca de antigas e novas questões sobre o(s) método(s) de pesquisa nas ciências sociais em geral e na educação em particular. O presente artigo pretende evidenciar problematizações em torno de abordagens metodológicas tradicionais e apresentar delineamentos teórico-metodológicos da pesquisa contrastiva, concebida aqui pela lente de três categorias nucleares - a totalidade, a contradição e a mediação -, tomando como ponto de vista epistemológico e metodológico a perspectiva materialista e dialética. Em busca da finalidade supracitada, foi realizado um estudo das categorias teóricas em tela, bem como análise de delineamentos metodológicos, com vistas a proposição que singularize os estudos de natureza contrastiva. Como indiciam os fundamentos deste texto, o diálogo com o leitor é essencial para o corpus do estudo.
Palavras-chave : Metodologia científica; Pesquisa contrastiva; Dialética; Materialismo histórico-dialético.