SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número70Práticas escolares comunitarias: chave para la construção do currículo para la diversidade cultural em ColombiaTecnologias em sala de aula e sua relação com a prática docente: representações de professoras de língua inglesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

BROSTOLIN, Marta Regina. A criança e o direito de participação: desafios para a Educação Infantil. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-33789.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id33789.

O texto, um ensaio teórico, fundamenta-se na Sociologia da Infância e na pesquisa bibliográfica. Objetiva discutir o direito de participação da criança e seu lugar na sociedade contemporânea a partir do respeito à sua voz e ação como sujeito de direitos. Os resultados evidenciam um avanço nos estudos da criança e da infância nos últimos anos, configurando um campo multidisciplinar em torno da compreensão da infância vivida pelas crianças a partir delas mesmas. As transformações sociais em curso afetam as relações entre crianças e adultos nas suas dimensões políticas, culturais e educativas, tornando-se necessário desconstruir a produção normativa adultocêntrica que subalterniza a criança e dificulta e/ou impossibilita sua participação na sociedade. A criança sai do seu lugar de objeto para tornar-se sujeito ator. A partir da mudança de lugar da criança, é necessário tornar a escola um espaço democrático de socialização e um contexto mais amigo das crianças onde acontece um diálogo respeitoso entre crianças e adultos, com relações mais simétricas.

Palavras-chave : Criança; Normatividade; Direito de participação; Educação infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )