SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Parâmetros curriculares nacionais. Língua portuguesa: um significativo passo adiante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ROSEMBERG, Fúlvia. O Estado dos dados para avaliar políticas de educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 1999, n.20, pp.05-58. ISSN 0103-6831.

A autora descreve e analisa os principais instrumentos nacionais, disponíveis nos últimos anos, para coleta de dados macro-sociais sobre educação infantil. A análise focaliza, especialmente, a conceituação de educação infantil e as variáveis sobre o usuário e o estabelecimento previstas nos questionários usados pelo IBGE (censos e pesquisas domiciliares). Ao final, apresenta e discute indicadores de cobertura evidenciando suas fragilidades e propondo modificações.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação Infantil; Dados Estatísticos; Educação Pré-Escolar; Avaliação da Educação.

        · texto em Português     · Português ( pdf )