Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
VALLE, Raquel da Cunha. Construção e interpretação de escalas de conhecimento: um estudo de caso. Est. Aval. Educ. [online]. 2001, n.23, pp.71-92. ISSN 0103-6831.
O artigo mostra que, com o aumento do interesse dos educadores brasileiros na Teoria de Resposta ao Item - TRI, em virtude da sua utilização cada vez maior em nossas avaliações, surge a questão da compreensão e da utilização dos resultados que vêm sendo divulgados, em especial no que se refere às escalas de habilidade. Este trabalho tem como objetivo principal fornecer uma visão geral do processo de construção das escalas de habilidade, esclarecendo algumas dúvidas básicas, como, por exemplo, como são definidos os pontos da escala, como é estabelecida a distância entre eles, como cada ponto é caracterizado e como deve ser interpretado, entre outros aspectos. Apresenta, ainda, um exemplo prático do que vem sendo feito no caso do SARESP.
Palavras-chave : Avaliação da Educação; Brasil; Conhecimentos; Mensuração; Estudos de Caso; Estatística; Escala de Avaliação; TRI; Matemática.