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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.43-56. ISSN 0103-6831.
O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.
Palavras-chave : Avaliação; Avaliação Educacional; Avaliação De Programas; Avaliação De Projetos; Modelos.