SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35HABILIDADES SOCIAIS E EMPATIA EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BROOKHART, SUSAN M.; LOUREIRO, TRADUçãO: LAURA MENDES  e  QUEVEDO-CAMARGO, REVISãO TéCNICA: GLADYS. O USO DE RUBRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO E RECOMENDAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10803.  Epub 07-Maio-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10803_port.

Esta revisão crítica de 17 estudos sobre o uso de rubricas e outros instrumentos referenciados por critérios na educação básica teve dois propósitos. O primeiro foi analisar estudos referentes somente ao ensino fundamental e médio, porque as análises anteriores eram muito voltadas para estudos relativos ao ensino superior. O segundo foi usar esses estudos como base para recomendações que possam ser úteis para os professores em sala de aula e para os formadores de professores e gestores escolares que trabalham com eles. Três recomendações para o uso de rubricas com alunos do ensino fundamental e médio resultaram da presente revisão: (1) garantir que as rubricas sejam de alta qualidade; (2) planejar atividades que envolvam ativamente os alunos com as rubricas; (3) usar rubricas para vincular a avaliação formativa com a atribuição de notas.

Palavras-chave : RUBRICAS; AVALIAÇÃO; SUCESSO ACADÊMICO; MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )