Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
PEREIRA-SILVA, ERICO FERNANDO LOPES. AVALIAÇÃO SUSTENTÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10026. Epub 31-Maio-2024. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10026.
Este trabalho aborda a importância da avaliação sustentável no ensino superior, com foco no debate sobre métodos criativos para o desenvolvimento estudantil. Enfatiza a importância da educação baseada em competências sustentáveis, que necessita de práticas de avaliação inovadoras para uma formação eficaz. A abordagem é qualitativa e baseia-se em análise aprofundada da literatura acadêmica sobre avaliação sustentável no ensino superior. Cinco profissionais com experiências práticas de ensino foram consultados por meio de entrevistas abertas. Conclui-se que a sustentabilidade na educação requer uma mudança na abordagem de avaliação, destacando a necessidade de integrar a sustentabilidade nas disciplinas e nas formas de avaliações, a fim de promover uma aprendizagem mais significativa e contínua.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; SUSTENTABILIDADE; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO PROFISSIONAL..