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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

OLIVEIRA, IVAN DOS SANTOS  e  ROTHEN, JOSÉ CARLOS. META-AVALIAÇÃO DE ASPECTOS EMANCIPATÓRIOS: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10631.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10631.

O objetivo deste trabalho é apresentar proposta de instrumento meta-avaliativo de aspectos emancipatórios em autoavaliações institucionais, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Foram elaborados 14 parâmetros, sendo 11 de mérito (dialogicidade, participação, pluralidade, negociação, globalidade, formatividade, comparabilidade, legitimidade, identidade e missão, compromisso, publicidade) e 3 de valor (autoconhecimento, potencialidade crítico-transformadora e aplicabilidade ou relevância). Consideramos que o arcabouço analítico-metodológico formulado pode ser muito útil para o aperfeiçoamento da prática autoavaliativa e para a formação de cultura avaliativa emancipatória.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; AUTOAVALIAÇÃO; META-AVALIAÇÃO; EMANCIPAÇÃO..

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