SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35META-AVALIAÇÃO DE ASPECTOS EMANCIPATÓRIOS: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICAMAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O CLIMA ESCOLAR: REVISÃO INTEGRATIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

OLIVEIRA, JULIANA LARA DE; ROCHA, GLADYS  e  ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ. RUBRICA: RECURSO NA AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DA ANAMNESE NO CURSO DE MEDICINA. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10674.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10674.

Neste artigo apresentamos e discutimos um instrumento para subsidiar a avaliação do aprendizado de estudantes do curso de Medicina na competência de realização da anamnese. Trata-se de uma rubrica para padronizar o levantamento de informações por parte dos preceptores desse curso, que visa a ampliar as possibilidades de tal avaliação, minimizando situações de acentuada subjetividade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento dessa competência, extremamente importante na formação médica. A avaliação, como uma forma de qualificar um objeto educacional e emitir um juízo de valor sobre ele, é parte essencial do processo pedagógico, no entanto muitos professores não recebem preparação para realizá-la, o que acaba por comprometer a validade e a fidedignidade e por limitar o potencial da avaliação no ensino.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO SUPERIOR; FORMAÇÃO MÉDICA; RUBRICAS..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )