SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72CULTURA INCLUSIVA PARA EDUCANDO EM SEXALIDADE E IGUALDADEESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES TRANS E TRAVESTIS: VIOLêNCIAS E EfEITOS DE VíNCULOS DE AMIZADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

DUQUE, Tiago. O QUADRO “PRESO” E A PROIBIÇÃO DA LINGUAGEM NEUTRA: OFENSIVA ANTIIGUALITÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.31-49.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p31-49.

O objetivo deste Corpos, gêneros e sexualidades é analisar parte da ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul no que diz respeito a marcadores como gênero, sexualidade, raça/cor/etnia e classe. Para atingir esse objetivo, foram selecionadas duas experiências entendidas como lugar de produção dos sujeitos e, portanto, também das diferenças. São elas: a “prisão” (apreensão) de um quadro em uma exposição da artista Ropre no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), por acusação de promoção da pedofilia; e a aprovação da Lei n.º 5.820/2021, que proíbe o uso da linguagem neutra no referido Estado. Elas foram selecionadas por meio da etnografia digital. Essa metodologia possibilitou uma imersão no campo on-line de interações que envolvem essas duas experiências. A perspectiva teórica adotada é a pós-crítica em Educação, a qual permitiu concluir que existem pós-currículos e pós-pedagogias culturais em torno da atuação de diferentes empreendedores morais anti-igualitários. Eles são campos de significação torcidos que também merecem ser analisados sob a ótica da produção das diferenças, em sentidos e intenções políticas anti-igualitárias.

Palavras-chave : Diferenças; Ofensiva Anti-igualitária; Educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )