SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES TRANS E TRAVESTIS: VIOLêNCIAS E EfEITOS DE VíNCULOS DE AMIZADEMASCULINIDADES SUAVES NO K-DRAMA HELLO, MY TWENTIES! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

BRITO, Leandro Teofilo de. “ME SINTO NA OBRIGAÇÃO DE FAZER COM QUE HOMENS HÉTEROS RESPEITEM HOMENS QUE NÃO SEJAM HÉTEROS”: MASCULINIDADES EM DISPUTA NO ATIVISMO ESTUDANTIL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.70-81.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p70-81.

Este Corpos, gêneros e sexualidades busca discutir a participação política de jovens estudantes-ativistas que se identificavam com o gênero masculino nos grêmios e coletivos do Colégio Pedro II, instituto federal localizado no Estado do Rio de Janeiro e reconhecido historicamente pelo seu forte ativismo estudantil. Para problematizar as enunciações sobre as masculinidades na pesquisa, são utilizadas as teorizações de Judith Butler, Sirma Bilge, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, entre outros, como também a noção de narrativas de Leonor Arfuch para operacionalizar entrevistas coletivas. Entre os resultados, se fizeram presentes nas enunciações significações que apontavam para hegemonizações parciais e contingentes nas performatizações das masculinidades dos jovens estudantes-ativistas em suas experiências de participação política no colégio, interpretadas pelas ubíquas disputas de sentidos do masculino no social contemporâneo, sobretudo pelas afetações nas intersecções com as categorias raça e orientação sexual.

Palavras-chave : Masculinidades; Juventudes; Diferença; Ativismo; Escola..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )