SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72POR UMA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA QUEER?! INTUIÇÕES, DISSIDÊNCIAS E EDUCAÇÃOINTERGERACIONALIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE: (RE)EXISTÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

RAMOS, Nerize Laurentino  e  SANTOS, Emannuely Maria da Silva. NAS BRECHAS DAS NORMAS SE TECEM RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS NÃOHETERONORMATIVAS NA ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.266-280.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p266-280.

A pesquisa ora apresentada tem como reflexão as formas de resistências elaboradas por estudantes não-heteronormativos/as para superar as experiências de abjeção causadas pela LGBTQIAPfobia, em uma escola pública e urbana localizada no município de Queimadas (PB). No intento de construir os resultados da investigação, utilizamos a combinação de metodologias de natureza qualitativa, sendo essas: revisão de literatura junto a entrevistas semiestruturadas com dezesseis estudantes do segundo e terceiro ano médio. Argumentamos que na escola a norma sexual é uma tendência e, ao mesmo tempo, uma impossibilidade de ser completamente obedecida por todos/as, e que, o controle, a disciplina e a vigilância não são as únicas faces da relação com o poder para os/as estudantes que não correspondem a heteronormatividade. Nesse terreno de tensões, dois pólos antagônicos estão no embate conflituosamente: o desejo pelo controle e o desejo pelo enfrentamento.

Palavras-chave : Heteronormatividade; Poder; Enfrentamento; Resistência..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )