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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
MARTINEZ, Cláudia Maria Simões e ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Famílias que têm uma criança com atraso no desenvolvimento: algumas implicações. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1995, vol.02, n.03, pp.113-120. ISSN 1413-6538.
Detecta-se como importante, atualmente, o estudar a situações familiar quando do nascimento e durante a infância de crianças portadoras de atraso no desenvolvimento infantil, visando identificar possíveis formas de atuação para profissionais, ligados ao problema, que gerem apoio, minimizem o stress e favoreçam a evolução dessas crianças. Neste sentido, a presente pesquisa foi estruturada, objetivando verificar a forma de os pais tomarem conhecimento sobre os problemas da criança, a influência qu7e têm as informações que lhes são passadas na formação e uma percepção do filho e a rotina de vida que se estabelece desde então. Para tanto, foi elaborado e testado um roteiro de entrevista semi-estruturado, aplicado a 24 pais de crianças com problemas no desenvolvimento. A análise qualitativa dos resultados mostrou que: existe muita informação confusa nos primeiros meses de vida do bebê, proveniente de profissionais e leigos; há situações difíceis de serem solucionadas quanto ao diagnóstico, e os pais têm que conviver com elas; e há alterações substanciais na rotina da família e na sua dinâmica.