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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
LOBATO, Juliana Lima e SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Nomeação Bidirecional em Crianças com Autismo: Efeitos dos Procedimentos de Observação de Pareamento de Estímulos e Instrução com Múltiplos Exemplares. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2020, vol.26, n.4, pp.639-656. Epub 09-Dez-2020. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0189.
Este estudo comparou a eficiência dos procedimentos de Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI) e de Observação de Pareamento de Estímulos (SPOP) para estabelecer nomeação bidirecional (BiN) em quatro crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Foi utilizado um delineamento de sondas múltiplas entre pares de participantes. Um participante demonstrou emergência de BiN completa, após passar pelos dois tratamentos experimentais (primeiro SPOP, depois o MEI). Dois participantes demonstraram emergência somente do componente de ouvinte, após o SPOP. No teste final de nomeação, dois participantes demonstraram emergência somente do componente de ouvinte da BiN, e um participante apresentou aumento nos dois componentes em relação à linha de base. Discute-se a eficiência dos tratamentos de maneira isolada, quando apresentados em sequência, além da importância do uso de estímulos reforçadores no processo de aquisição da BiN.
Palavras-chave : Nomeação bidirecional; Instrução com múltiplos exemplares; Procedimento de observação de pareamento de estímulos; Transtorno do Espectro Autista.