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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
CUNHA, Katiane da Costa et al. Qualidade da Coparentalidade e o Estresse em Pais de Crianças com Paralisia Cerebral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0010. Epub 02-Mar-2021. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0010.
O objetivo deste artigo foi verificar a associação entre a qualidade da coparentalidade e o estresse em pais de crianças com paralisia cerebral (PC). Trata-se de um estudo transversal e descritivo. Foram incluídos 81 pais de crianças com até 12 anos de idade diagnosticadas com PC. Os instrumentos utilizados foram Inventário sociodemográfico, Escala de classificação funcional motora grossa, Índice de estresse parental e Questionário de coparentalidade submetidos na Técnica de Análise de Correspondência (ANCOR). Altos níveis de estresse total estão associados a elevados índices de estresse nas subescalas sofrimento parental, interação disfuncional pai e filho e criança difícil. Os pais avaliados no Questionário de Coparentalidade com baixa cooperação foram registrados com elevados índices de estresse na subescala sofrimento parental. Os dados mostraram relação significativa entre a qualidade da coparentalidade e o nível de estresse em pais de crianças com PC.
Palavras-chave : Coparentalidade; Estresse parental; Cuidados parentais; Paralisia cerebral.