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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
MAKIDA-DYONISIO, Cristiane; MARTINIC, Sergio e GIMENEZ, Roberto. Prática Pedagógica, Contextos Físicos e Sociais: Implicações Para a Inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0016. Epub 14-Abr-2024. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0016.
Este estudo compara os contextos físicos, sociais e a prática pedagógica da Educação Infantil com a do Ensino Fundamental e levanta suas respectivas implicações para a inclusão das crianças. Participaram desta pesquisa dois estudantes com deficiência matriculados no último ano da Educação Infantil, comparados com outros dois estudantes com deficiência do Ensino Fundamental. Configura-se uma pesquisa descritiva de cunho quantitativo. O método baseou-se na etologia. Os resultados indicam que, na Educação Infantil, houve altos índices de interação social, variabilidade na utilização de espaços, maior tempo em atividades corporais e o direcionamento da prática pedagógica voltada à interação. Já no Ensino Fundamental, os alunos apresentaram relativo grau de autonomia, mas ainda muito condicionado ao conteúdo.
Palavras-chave : Inclusão escolar; Educação Infantil; Ensino Fundamental.