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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

TEJEDOR TEJEDOR, Francisco Javier  e  SALVADOR BLANCO, Laurentino. La evaluación institucional en el ambito universitario. Avaliação (Campinas) [online]. 1997, vol.02, n.02, pp.09-18. ISSN 1414-4077.

Este artigo trata da importância da avaliação institucional, atualmente, no âmbito universitário, devida às exigências de eficiência institucional e de qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. Segundo os autores, os enfoques básicos das avaliações institucionais e suas bases metodológicas mais comuns centram-se nos aspectos quantitativos e de controle (Estado avaliador) ou nos aspectos organizacionais do processo de ensino. Há, conseqüentemente, distintos tipos de estratégias de avaliação, de acordo com cada uma dessas modalidades. A primeira modalidade (controle) produz os processos de "acreditação". A segunda busca a melhora institucional e tem uma orientação essencialmente formativa. Ligada a esta, também é referida a revisão de programas, modalidade que enfatiza os processos como estratégia de melhoria constante da qualidade, no âmbito de um programa acadêmico. O artigo também apresenta uma revisão de diferentes experiências avaliativas, especialmente na Europa, mencionando também a experiência brasileira do PAIUB.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Qualidade Educativa; Enfoques Avaliativos; Bases Metodológicas de Avaliações; Experiências de Avaliação Institucional.

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