SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número04Universidade pública e processos de privatização da educação superior: papéis da avaliação institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

ITO, Ana Misako Yendo  e  IVAMA, Adriana Mitsue. Indicadores do desempenho global nos cursos do CCS/UEL, um estudo comparativo nos regimes de crédito e seriado. Avaliação (Campinas) [online]. 1997, vol.02, n.04, pp.65-73. ISSN 1414-4077.

Este trabalho é uma síntese do estudo comparativo de indicadores do desempenho global dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (CCS/UEL). Utilizamos a metodologia descrita pela Comissão especial da SESu/MEC para o estudo: Evasão nos Cursos de Graduação das Universidades Brasileiras, considerando cada curso como uma unidade de estudo. Foram comparados os regimes de crédito e seriado, com alunos que ingressaram de 1986 a 1996, sendo 1992 o ano em que ocorreu a mudança de regime acadêmico e iniciaram-se várias experiências inovadoras através da integração de academia, serviços de saúde e comunidade. Com este estudo, foi constatada a diminuição do índice de evasão e do tempo médio de diplomação, além da tendência de aumento do índice de diplomação no regime seriado em relação ao crédito. Através de uma análise contextualizada destes indicadores, vemos alguns resultados da mudança do modelo acadêmico do CCS/UEL.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Indicadores; Desempenho; Qualidade; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )