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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

DOMINGUES, José Luiz  e  OLIVEIRA, João Ferreira de. Concepções e práticas de avaliação da educação superior no governo Fernando Henrique Cardoso. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.04, pp.17-21. ISSN 1414-4077.

O texto analisa as práticas de avaliação implementadas na educação superior no governo Fernando Henrique Cardoso, especialmente nos cursos de graduação, procurando desvelar as concepções de avaliação subjacentes à atual reforma desse nível de ensino. Identifica e discute cinco vertentes de avaliação que explicitam a concepção de currículo orgânica e articulada à uma perspectiva sistêmica, funcionalista e cibernética de avaliação. Apresenta, ainda, um prólogo ao transformar-se essas vertentes em lei, criando, inclusive, uma Agência Nacional de Educação (ANE) para manutenção e desenvolvimento do sistema.

Palavras-chave : Avaliação; Sistema; Educação Superior; Modelo Cibernético.

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