SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número04Avaliação institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC): organização de Sistema de Dados e Indicadores da Qualidade Institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da. Auto-avaliação como dispositivo fundante da avaliação institucional emancipatória. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.04, pp.25-31. ISSN 1414-4077.

A avaliação carrega elementos de regulação e emancipação que devem estar em constante equilíbrio para garantir uma concepção pedagógica aos processos que lhe dão consistência. No contexto da avaliação institucional, na perspectiva emancipatória, é preciso uma forte intencional idade para dar a essa dimensão uma condição de destaque. A auto-avaliação é a dispositiva matriz da avaliação emancipatória, que deve repercutir na melhoria do sistema educacional. Quando se trata da auto-avaliação institucional, é preciso recuperar a complexidade que assume esse termo, centrando nas instituições, seus grupos constituídos, seus objetivos, projetos, programas, cursos e atividades o foco principal. A auto-avaliação tem, como referente principal, o Projeto Pedagógico da Instituição e, quanto mais participativo esse for construído, maior é a garantia de compromisso dos envolvidos com suas metas, formando uma cultura avaliativa. Tomando o contexto do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, é preciso esforços intencionais para que as políticas públicas tenham respaldo da comunidade acadêmica e traduzam-se em dispositivos de qualificação da educação superior.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Auto-Avaliação; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )