SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Evasão escolar no curso de educação física da Universidade Federal do PiauíAvaliação da presença da sustentabilidade ambiental no ensino dos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SILVA, Rogério Bezerra da. Um instrumental metodológico para a análise da relação universidade-governo nos países de capitalismo periférico. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.405-431. ISSN 1414-4077.

O problema fundacional da relação entre universidade e governo diz respeito à manutenção dele como fomentador do conhecimento produzido por ela, sem que ele venha a interferir nas autonomias de gestão e de pesquisa dela. Ao se combinar os estudos sobre a universidade dos países periféricos e dos países avançados com as análises do processo de tomada de decisão se pode delinear um instrumental que permita verificar o quanto as autonomias da universidade são constringidas pelo governo. No caso brasileiro, a aplicação desse instrumental mostra que, apesar de tanto se falar sobre a intervenção governamental na universidade, é a própria comunidade de pesquisa, que conta com o apoio dos burocratas das agências de apoio à pesquisa, que ditam os rumos das autonomias da universidade.

Palavras-chave : Universidade; Governo; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )