SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Redes de pesquisa intencional entre professores de um curso de graduação em EnfermagemAs intersecções entre gênero e educação em direitos humanos na produção do conhecimento (2015-2020) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

OLIVEIRA, Frederico Sauer Guimarães; MELO, Yuri de Abreu de  e  RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez Y. Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023004.  Epub 26-Jun-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100004.

O uso de metodologias ativas tem se mostrado uma ferramenta capaz de aumentar o nível de aprendizado dos alunos, e em especial aqueles com dificuldades de concentração. Um desafio para os professores é obter o engajamento do aluno para a realização de atividades prévias ao encontro presencial, como assistir uma aula gravada ou ler um artigo. Este trabalho descreve um experimento feito em uma universidade inclusiva onde, após uma criteriosa pesquisa para a escolha das estratégias mais adequadas às características do público-alvo e as restrições da instituição, foram elaborados os materiais didáticos e atividades práticas que foram usados durante todo um período letivo em três disciplinas do ensino de computação. Os resultados revelaram o principal ingrediente para o sucesso dessa empreitada: a motivação dos alunos.

Palavras-chave : ensino superior; metodologias ativas; motivação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )