SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Tecnologias da informação e comunicação no ensino da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia de COVID-19Modelos teóricos da evasão no ensino superior e notas sobre o contexto nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

PANTOJA, Gracilene Ferreira; RAMOS, João Batista Santiago  e  CORDEIRO, Yvens Ely Martins. A pesquisa em educação: histórico e tendências temáticas na pós-graduação stricto sensu do Pará, Região Norte, Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023016.  Epub 05-Set-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100024.

Esta pesquisa analisou as produções científicas sobre o surgimento da pesquisa em Educação na Região Norte e as tendências temáticas de três programas de pós-graduação stricto sensu das universidades públicas federal e estadual do Pará – Brasil, entre os anos de 2005 e 2021, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas um total de 820 dissertações com base na análise temática e descritiva. Como resultado, constatou-se que o surgimento da Pesquisa em Educação ocorreu após um longo percurso que culminou na militância intelectual dos líderes de grupos de pesquisas no fazer científico-acadêmico. No âmbito das pós-graduações, identificou-se elevada diversidade de temas, sendo no programa PPGED-UFPA (55), PPGED-UEPA (37) e PPEB-UFPA (22) com maior frequência absoluta na temática da Formação de Professores, Ensino de Matemática e Currículo. Ambos seguindo tendências históricas, sociopolíticas e econômicas de cada época em que foram produzidas.

Palavras-chave : história da educação; pós-graduação em educação; educação superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )