SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Análise do desempenho das principais universidades que participam no World University Rankings - Times Higher Education (THE)Credenciar-se ou não na pós-graduação: a percepção de docentes de uma instituição pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

GUALANDI FILHO, Paulo Elias; SOUSA, Erivelto Fioresi de; CARMO, Cintia Tavares do  e  GONCALVES, Tiago José Menezes. Avaliação de eficiência de universidades federais brasileiras: uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023018.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100028.

A educação superior, além de desempenhar um fundamental papel social, tem seu desempenho intrinsecamente ligado ao desenvolvimento econômico de um país. A recente crise mundial provocada pela pandemia de coronavírus trouxe fortes impactos para o sistema educacional, como a redução de 8,61% do orçamento público destinado à educação no Brasil para o ano de 2021 quando comparado aos valores de 2020. Fato que agravou ainda mais um cenário já existente de desmantelamento da educação pública. A identificação de instituições ineficientes, com problemas de alocação de recursos públicos, se apresenta como alternativa de início de um processo de melhoria para o desenvolvimento do setor público. Este trabalho se propõe a avaliar a eficiência das universidades federais brasileiras, no período de 2017 a 2021, através da aplicação de indicadores de performance definidos pelo Tribunal de Contas da União para Instituições de Ensino Superior na metodologia DEA com foco nos indicadores de saída, além de estabelecer uma classificação das unidades avaliadas, e determinar as eficientes e as ineficientes. Através do estudo realizado, é possível conjecturar que a pandemia de COVID-19 impactou a eficiência das universidades federais brasileiras, pois estas apresentaram uma redução de 0,95% em sua média entre os anos de 2019 e 2021; além disso, outra percepção importante é o desempenho das universidades da região Norte do país, que possuem a melhor média de coeficiente de eficiência dentre todas as regiões.

Palavras-chave : educação superior; eficiência; DEA; envoltória de dados.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )