SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Expressões do machismo entre universitários de uma instituição do Sul do BrasilAnálise de distratores: uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

FUJITA, Allynson Takehiro; MATA, Jhansley Ferreira da  e  SOUSA, Larissa Campos. A gestão da propriedade intelectual nas instituições públicas de ensino superior mineiras. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023025.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100040.

O estudo aborda a concessão de patentes em instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais, focando nos depósitos feitos pelos Núcleos de Inovações Tecnológicas (NITs). O objetivo é analisar os pedidos de patentes, incluindo concessões, rejeições e a presença de inovação frugal nas tecnologias. O objetivo central é examinar os depósitos de pedidos de patentes feitos por estas instituições no estado, independentemente da concessão final das patentes. A pesquisa utiliza lógica operacional, método dedutivo e abordagem qualitativa para coletar informações das instituições e realizar a análise. Além disso, foi possível perceber que a Universidade do Estado de Minas Gerais possui 1218 patentes depositadas junto ao INPI, estando à frente das demais instituições públicas mineiras quanto as patentes concedidas. Já a UFLA teve o maior número de pedidos de patentes indeferidas. O NIT da UFSJ foi o que apresentou o maior número de patentes com viés em inovação frugal depositadas.

Palavras-chave : inovação frugal; patentes; universidades.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )