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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

JURDI, Andrea Perosa Saigh et al. Percepções de egressos e mestrandos acerca do produto educacional em um programa de pós-graduação profissional. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023027.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100044.

Os produtos educacionais (PE) têm sido um aspecto estruturante nas investigações e intervenções propostas pelas pesquisas de mestrado ou doutorado profissionais. Pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa realizada sobre percepções de mestrandos e egressos do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional (PPGESC) sobre os processos de construção do PE. Foi utilizado questionário com perguntas fechadas e abertas. Responderam ao questionário 46,8% dos mestrandos e 17,7% dos egressos matriculados entre 2017-2020. Para 53,8% dos egressos e 29,8% dos mestrandos, o PE surgiu após os resultados obtidos com a pesquisa. Em relação à definição do PE, 32,4% dos mestrandos definiram como um recurso a ser desenvolvido com expectativas de intervenção na prática profissional. Em relação aos tipos e natureza dos PE elaborados, foram mais citados cursos de formação profissional (27% dos mestrandos e 34,6% dos egressos). Foi evidenciada a heterogeneidade de concepções e condutas sobre a construção e implantação do PE. As limitações do estudo referem-se à dificuldade em acessar os egressos do PPGESC e à necessidade de um instrumento de acompanhamento. Espera-se contribuir para aprimoramento do processo de elaboração dos PE no contexto dos programas profissionais da Área de Ensino.

Palavras-chave : programas de pós-graduação profissionais; autoavaliação; produto educacional.

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