Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
MEDEIROS, Cleide Farias de e MEDEIROS, Alexandre. O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática. Ciência educ. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.261-276. ISSN 1516-7313.
Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.
Palavras-chave : Educação Matemática; Bento de Jesus Caraça; Interpretação Dialética da História; Educação e Socialismo; Produção do Conhecimento.