Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
SILVA, Alexandre e GURGEL, Célia Margutti do Amaral. Questões de interesse na história do pensamento cartesiano para a educação matemática contemporânea. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.513-522. ISSN 1516-7313.
Em que termos os cenários sociopolíticos e culturais dos séculos XVI e XVII podem fazer emergir elementos da História, bem como da Sociologia e da Filosofia da Ciência, para a ressignificação da didática das Ciências Matemáticas contemporâneas? Este artigo apresentará alguns argumentos teóricos sobre esta questão e ainda analisará em que termos a construção histórica e social do conceito de método, no pensamento cartesiano, poderá enriquecer o ensino de Matemática a partir de textos didáticos existentes no sistema escolar.
Palavras-chave : História da Ciência; Educação Matemática; Pensamento Cartesiano; Textos Didáticos.