Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
LONGHINI, Marcos Daniel e HARTWIG, Dácio Rodney. A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.435-451. ISSN 1516-7313.
A presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática.
Palavras-chave : Formação Docente; Professor Aspirante; Professor Atuante; 'Base de Conhecimentos para o Ensino'; Ensino de Ciências.