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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
RUFATTO, Carlos Alberto e CARNEIRO, Marcelo Carbone. A concepção de ciência de Popper e o ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.269-289. ISSN 1516-7313.
Procurou-se identificar as consequências mais importantes da concepção de ciência de Popper, que deu origem a um rico debate na Filosofia das Ciências, para o Ensino de Ciências. O acompanhamento deste debate permite perceber a riqueza do processo científico, reconhecendo as contribuições daqueles que debateram com Popper; bem como a importância dos aspectos da ciência que Popper valorizou e procurou preservar. As críticas e os debates em torno das abordagens de mudança conceitual contribuíram para a percepção da riqueza e complexidade desse processo. Quando considerados os objetivos institucionais das escolas e as expectativas sociais em torno da compreensão adequada e da procura de superação dos paradigmas vigentes a manutenção de certos aspectos, inerentes ao processo de mudança conceitual, pode se mostrar relevante. Neste sentido, a obra de Popper pode oferecer importante apoio para valorizar aspectos racionais que poderiam presidir o processo de aprender Ciências.
Palavras-chave : Filosofia da Ciência; Epistemologia Popperiana; Escolha e Debate Racional; Mudança Conceitual.