Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
PERTICARRARI, André; TRIGO, Fernando Rossi; BARBIERI, Marisa Ramos e COVAS, Dimas Tadeu. O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.369-386. ISSN 1516-7313.
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Básico a partir do uso de texto de divulgação científica desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, com participação de pesquisadores. A prática pedagógica foi baseada em estudo de texto como técnica de ensino e consistiu na leitura, estudo e discussão do texto sobre Ecologia chamado "Lago e floresta: tão diferentes, mas muito semelhantes", o qual abordava o funcionamento dos ecossistemas. Foram aplicados questionários para avaliação da articulação de conceitos apresentada pelos alunos, cujas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos cognitivos de Bloom. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de texto adequadamente preparado, associado à ação do professor como mediador, interferindo no processo cognitivo, e do aluno como agente ativo, possibilitou que os alunos fossem além do conhecimento de terminologias e fatos, importantes para a aprendizagem significativa.
Palavras-chave : Ensino de Ciências; Ensino-Aprendizagem; Divulgação Científica; Difusão do Conhecimento.