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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
CARVALHO, Roberta Comissanha de e REZENDE, Flavia. Políticas curriculares e qualidade do ensino de ciências no discurso pedagógico de professores de nível médio. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.555-571. ISSN 1516-7313.
Investigamos relações entre os sentidos de qualidade atribuídos, por professores de Física, Química e Biologia de duas escolas públicas, à educação científica e aqueles associados às políticas curriculares. Para tal, analisamos processos de recontextualização das políticas curriculares e da qualidade da educação científica no discurso pedagógico dos professores. Ainda que o sentido de formação para o mercado tenha sido associado à qualidade da educação científica pelos professores de ambas as escolas, os processos de recontextualização das políticas acabam moldando seus discursos pedagógicos de forma diferente: enquanto os professores da escola de alto Enem selecionam os conteúdos dos exames oficiais e usam a contextualização para enriquecê-los, os professores da escola de baixo Enem selecionam conhecimentos científicos úteis à realidade concreta dos alunos e contextualizam estes conhecimentos sem reconhecer este processo como garantidor de qualidade. Ao contrário, a contextualização passa a desempenhar o papel de prêmio de consolação.
Palavras-chave : Ensino de Ciências; Ensino Médio; Discurso Pedagógico; Currículo; Qualidade do Ensino; Escola Pública.