Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
HYGINO, Cassiana Barreto; MOURA, Sérgio Arruda de e LINHARES, Marília Paixão. Modelos didáticos na formação inicial de professores de física: uma apreciação na perspectiva da análise do discurso. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.43-59. ISSN 1516-7313.
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que focaliza a formação inicial de professores de física. Apresentamos a análise de uma atividade realizada com licenciandos da disciplina Estratégias para o Ensino de Física I, que tem como eixo principal o método de estudo de caso, focalizando problemas da prática docente. Foram solicitadas a eles a elaboração e apresentação de uma proposta de ensino, no formato de aula, com conteúdos referentes à primeira série do Ensino Médio. Neste trabalho, analisamos a proposta didática elaborada e apresentada em sala de aula por um dos alunos, bem como o seu texto de reflexão, usando, para isso, a Análise do Discurso de linha francesa. Nosso objetivo é identificar o ethos deste licenciando, ou seja, compeender sua identidade como professor, e investigar, a partir da análise de seu discurso, se as atividades e discussões realizadas ao longo do curso contribuíram com sua evolução profissional.
Palavras-chave : Ensino de Física; Formação Inicial de Professores; Análise do Discurso.