Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
ZANOTTO, Ricardo Luiz; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto e SAUER, Elenise. Ensino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.727-740. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160030011.
O presente artigo objetiva apresentar resultados de um estudo realizado sobre a utilização de saberes populares como ponto de partida para o ensino de conceitos químicos, articulando os diversos saberes sob o enfoque CTS. O trabalho foi realizado com 30 alunos da 3ª série do ensino médio de um colégio da rede estadual de ensino, da região sul do Paraná, Brasil. A abordagem metodológica foi a qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados se deu por meio de questionários, apresentação e discussão dos resultados das pesquisas bibliográficas, elaboração e análise de mapas conceituais, produção de infográficos (historinhas). A pesquisa demonstrou que a utilização dos saberes populares se constituiu num fator motivador e de apoio para a aprendizagem, possibilitando a contextualização dos conteúdos, tornando o ensino de Química mais atraente e significativo, facilitando, dessa maneira, a criação de estruturas cognitivas e mudanças de perfil conceitual.
Palavras-chave : Ensino de química; Ensino médio; CTS; Saber popular.