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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
VERASZTO, Estéfano Vizconde et al. Avaliação de concepções a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos: uma abordagem através do método de Análise de Correspondência. Ciência educ. [online]. 2018, vol.24, n.4, pp.837-857. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320180040003.
A inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar é um dos desafios atuais da educação brasileira. Conhecer como alunos de licenciatura percebem a inclusão pode contribuir para a construção de soluções que tornem o processo mais próximo do ideal. Assim, este trabalho apresenta um estudo sobre as concepções que futuros professores, graduandos em licenciatura em ciências, têm a respeito da construção de conhecimentos científicos por cegos congênitos, em particular, a respeito da compreensão do conceito de luz. As opiniões coletadas foram tratadas sob o ponto de vista estatístico, através do método de Análise de Correspondência. Os resultados obtidos mostram que não há um consenso definitivo a respeito da compreensão e construção do conceito de luz por cegos congênitos, indicando a necessidade de desenvolvimento de intervenções educativas mais adequadas no processo de formação de professores, tendo em vista a formação de educadores capazes de consolidar a inclusão escolar.
Palavras-chave : Educação inclusiva; Cegueira congênita; Formação de professores; Análise estatística; Educação especial.