SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidosMetafísica do mercado, sujeito atomizado e corrosão da formação humana no neoliberalismo de Hayek índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

GONCALVES, Teresa N. R.  e  ALVES, Mariana Gaio. Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portugal ,. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e268752.  Epub 27-Fev-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450268752.

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa que discute a pluralidade de significados que podem caracterizar a pedagogia e o trabalho docente no ensino superior, explorando os possíveis efeitos de uma modalidade específica de formação de professores de ensino superior em Portugal. Ao reconhecer que a pedagogia não pode ser entendida como uma questão meramente técnica, implicando uma reflexão mais geral e ampla sobre o ensino superior, entendemos a ação docente no seu sentido ético, político e estético, explorando o sentido (ou falta dele) do que acontece em educação em detrimento de uma visão explicativa e normativa. Na análise dos portfólios individuais desenvolvidos pelos formandos no decorrer do curso, identificamos dois eixos que foram se configurando como fundamentais para pensar a forma como a proposta de formação impactou nos seus participantes no que diz respeito às questões pedagógicas: movimentos de transformação ao nível das concepções e das práticas; e a criação de dinâmicas de experimentação tanto no âmbito da formação como no contexto das práticas desenvolvidas nas instituições e nos quotidianos profissionais de cada um dos participantes. Cabe destacar que um dos aspectos mais interessantes da leitura e análise dos exercícios de escrita presentes nos portfólios reside, precisamente, na possibilidade de acompanhar esses movimentos de transformação e experimentação, e ainda o modo como a partir deles se constitui um espaço de estudo coletivo, uma comunidade de estudo. A partir da análise dos dois eixos referidos, damos conta da forma como essa dimensão coletiva da proposta de formação emerge dos relatos dos seus participantes.

Palavras-chave : Práticas pedagógicas; Formação docente; Ensino superior; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )