SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portugal ,La secundaria rural en debate: un análisis de implementación del PROMERII en Entre Ríos (Argentina) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

CENCI, Angelo Vitório; SALOMAO, Jelson Becker  e  BREGALDA, Regiano. Metafísica do mercado, sujeito atomizado e corrosão da formação humana no neoliberalismo de Hayek. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e264095.  Epub 31-Jan-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450264095.

O neoliberalismo pode ser mais bem compreendido como uma visão de mundo, que tem exercido notória hegemonia nas sociedades ocidentais, sobretudo, a partir do início dos anos 1980. Neste sentido, o presente texto trata de um dos principais expoentes do neoliberalismo – Friedrich A. Hayek – e das noções de ordem espontânea e de individualismo metodológico, conforme formuladas na sua própria versão da teoria neoliberal. O objetivo, com o esforço empreendido, é demonstrar que a relação existente na obra desse autor entre a defesa da ordem espontânea “metafísica” neoliberal do mercado e uma compreensão atomizada de sujeito tem, como resultado, a centralidade de uma sociabilidade de mercado, que tem implicações desligitimadoras e corrosivas para o sentido moderno iluminista da formação (cultural) humana. Dentre as possíveis consequências resultantes dessa relação, estão o enfraquecimento de temas chaves, tais como ação, liberdade, igualdade, justiça social e autonomia, sob o prisma de uma moralidade pós-convencional demandada pelas atuais sociedades complexas, plurais e desiguais. Dessa perspectiva, a conclusão aponta para a necessidade de recuperação do conceito filosófico de ação, o qual é formulado pela tradição filosófica clássica, de uma visão pós-metafísica e pós-tradicional de ordem social, de uma concepção pós-convencional de moralidade, bem como de uma concepção social de liberdade.

Palavras-chave : Metafísica do mercado; Ordem espontânea; Individualismo metodológico; Formação humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )