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Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
BAHIA, Sara e TRINDADE, José Pedro. O potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.01, pp.96-110. ISSN 1646-933X.
As tecnologias educativas e a inclusão constituem duas realidades presentes na escola de hoje e do futuro. No entanto, falta ainda um longo caminho para que o uso das tecnologias da informação e da comunicação permita promover as tão desejadas práticas inclusivas em contextos de educação formal e não-formal. Quando utilizadas de forma fundamentada e planificada as tecnologias educativas podem promover atitudes positivas face à diversidade e promover ganhos ao nível académico e social, do desenvolvimento de um sentido de comunidade e das práticas não-discriminatórias, que são as componentes da filosofia inclusiva (Karagiannis, Stainback & Stainback, 1996). O presente artigo apresenta três exemplos que constituem exemplos da utilização de tecnologias educativas promotoras dos princípios da inclusão em dois contextos diferentes. Cada descrição do exemplo é acompanhada de uma reflexão fundamentada e crítica acerca da sua eficácia e da possibilidade de aplicação a diferentes contextos.
Palavras-chave : Ergonomia; Expressão Visual; Inclusão.