Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
BUSSOLETTI, Denise Marcos e GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Infâncias monotônicas: representações da alteridade na escrita de pesquisa. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.303-313. ISSN 1809-4309.
Este artigo é parte resultante da tese de doutorado intitulada “Infâncias Monotônicas - uma rapsódia da Esperança”. Insere-se na perspectiva de um estudo psicossocial e cultural crítico e objetiva discutir acerca das representações do outro na escrita de pesquisa, elegendo a infância como um lugar alegórico e reflexivo. Contempla, pela análise, os desenhos e os poemas das crianças do gueto de Terezin no período da Segunda Guerra Mundial. Toma como base a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, utilizando especialmente as contribuições de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin. Conclui sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias.
Palavras-chave : Representações Sociais; Infâncias; Alteridade.