Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
MENDES, Maria Francisca e PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. Uma "Rocinha" de livros: percursos poéticos dos processos de formação de uma professora alfabetizadora e seus alunos leitores. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.410-433. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0006.
Este artigo busca refletir sobre os processos formativos e a aprendizagem da leitura e da escrita engendrados no cotidiano de uma sala de aula de uma turma de crianças repetentes, a partir das experiências partilhadas entre a professora e seu grupo de alunos. Trata-se de uma investigação formação metodologicamente inspirada na pesquisa narrativa, que tem como fundamentação as formulações benjaminianas sobre experiência e narração e a teoria enunciativa de Bakhtin. Empiricamente, dialogamos com a formação da professora alfabetizadora e com a alfabetização das crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental, a partir de uma ação que tem como aporte a leitura como prática social, desenvolvida junto à comunidade do Laboriaux, Rocinha-RJ.
Palavras-chave : Leitura e Escrita; Formação da Professora Alfabetizadora; Experiência e Narrativa na Alfabetização.