Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
SOUZA, Joslei Viana de; MUNSTER, Mey de Abreu van; LEIBERMAN, Lauren e COSTA, Maria da Piedade Resende da. Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física*. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.373-394. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0005.
A presente pesquisa pretendeu analisar o efeito da atuação do colega tutor junto a um estudante com deficiência nas aulas de Educação Física. Este estudo apoiou-se em abordagem metodológica de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em escola da Rede Municipal de Ensino localizada no interior do Estado da Bahia. Os participantes desta pesquisa foram: um estudante com deficiência intelectual associada ao transtorno do espectro autista e cinco colegas tutores. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação sistemática ou estruturada, não participante, em ambiente natural. Foram realizadas filmagens das aulas de Educação Física, antes e após o treinamento dos tutores. Os resultados demonstraram que a intervenção dos colegas tutores, com estratégias de ensino, culminou no aumento do nível de participação do estudante com deficiência, contribuindo com o processo de inclusão nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave : Colega tutor; Programa de formação de colegas tutores; Educação inclusiva.