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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
MARTINELI, Telma Adriana Pacifico e MILESKI, Keros Gustavo. Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.2, pp.395-413. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0006.
O objetivo deste artigo é analisar as teorizações pedagógicas de Educação Física e, a partir de seus pressupostos, apreender suas concepções de homem, os conceitos de diferença e, por conseguinte, de inclusão relativos a essas concepções. Trata-se de um estudo teórico que se utiliza de obras de referência da área e obras clássicas que fundamentam essas concepções. Compreende-se que a diferença e a inclusão, implícitas àquelas concepções, são concebidas a partir da biologia, da cultura, da comunicação e do trabalho, e que a prática pedagógica se orienta para fins e perspectivas também distintas. Conclui-se que é necessário avançar para além da explicação dos conceitos de diferença e de inclusão, de forma a recuperar como categoria central o trabalho, cuja explicação assenta-se na desigualdade social e na necessidade de novas e transformadoras práticas educativas para além das disseminadas nas políticas sociais e educacionais contemporâneas.
Palavras-chave : Diferença; Inclusão; Concepções pedagógicas de Educação Física.