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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
BUENO, Olga Mara e OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21616. Epub 11-Ago-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21616.063.
Este artigo tem por objetivo discutir a aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamenta-se em Lev Semionovitch Vigotski (1997, 2007, 2011, 2021), Leite (2020), Nascimento (2017) e Trentin (2018). A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se por meio de estudo de caso, com a participação de três estudantes com deficiência intelectual e dez professores de um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, no Estado do Paraná. Os dados obtidos, mediante entrevista semiestruturada (estudantes) e questionário aberto (professores), foram analisados pela Análise de Conteúdo. Destacam-se os seguintes resultados: a) a busca da aprendizagem escolar na EJA é motivada pelo trabalho e participação social; b) para os estudantes e professores, a mediação pelo outro e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuem para a aprendizagem escolar; c) o AEE e a formação docente para a EJA precisam ser repensados.
Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Deficiência intelectual; Inclusão educacional.