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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

AVELAR, Marina  e  BALL, Stephen J.. Etnografia de rede: mudando perspectivas e abordagens para compreender a governança educacional. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e22640.  Epub 15-Mar-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22640.084.

Em resposta à crescente internacionalização e privatização da oferta e governança da educação, a pesquisa em políticas educacionais necessita de novas ferramentas e métodos. Este artigo discute adaptações teóricas e metodológicas necessárias para lidar com novas formas de governança. Para tanto, baseia-se na literatura sobre governança e mobilidade de políticas, além das ferramentas metodológicas da Etnografia de Redes (ER) e a estratégia de “seguir a política”. A atenção é deslocada de estruturas para mobilidades, focando em novas configurações da vida social e relações, cada vez mais “em rede”. Esse agenciamento (assemblage) responsivo e adaptativo de táticas e técnicas de pesquisa aborda tanto a organização quanto os processos das relações em rede no terreno em transformação da nova governança educacional.

Palavras-chave : Política Educacional; Etnografia de redes; Governança.

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