Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
GUTIERREZ-VIDRIO, Silvia. Perspectiva discursiva ao estudo das representações sociais no campo da educação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20927. Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20927.004.
Neste texto, apresento algumas abordagens teórico-metodológicas para o estudo das representações sociais no campo educativo, unificadas em uma proposta baseada em a lógica natural que permite a análise de sua dimensão discursiva. Descrevo as abordagens centrais desta proposta e mostro que a particularidade desta abordagem é que ela nos possibilita destacar o papel desempenhado pela linguagem na construção das representações sociais, apresar a forma como o sujeito se liga com o que é construído e o envolvimento do orador no que ele ou ela diz. Com base nas pesquisas que realizei no campo da educação, elucido a proposta com um estudo a respeito da Reforma Educativa Mexicana de 2013.
Palavras-chave : Discurso; Representações sociais; Educação..