Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
DAL-FARRA, Rossano André e VALDUGA, Mariela. A educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.395-415. ISSN 1981-0431.
As múltiplas interfaces entre o global e o local na educação ambiental demandam a construção de práticas de formação de professores nas quais estes participem ativamente do processo, fornecendo subsídios para a realização das atividades. Com essa perspectiva, o presente texto discute os pressupostos subjacentes à realização de ações calcadas nos âmbitos conceituais, atitudinais e procedimentais, indicando a necessidade de incluir a diversidade de experiências dos professores na construção de práticas compartilhadas de formação continuada. Aborda-se, ainda, a importância da inserção de estudos teóricos específicos no âmbito das ciências da natureza em sintonia com o nível de ensino no qual os professores atuam.
Palavras-chave : Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Formação Continuada de Professores; Ensino Fundamental.